Get your own Chat Box! Go Large!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

COMO APONTAR O SATELITE E FAZER AJUSTE FINO

Em Primeiro Lugar Buscaremos um sitio pra nossa Antena, algumas recomendações para escolher o lugar..
1º Livre de Obstáculos (que não tenha uma arvore na frente, ou uma escada, etc.)
2º Não muito longe da TV (Maximo 25 mt)
3º Sem muitas paredes laterais a 2 mt da antena (o balcão ou varandas)
Todas as fixações, tarugos , parafusos sem jogo nenhum, ou estaríamos expostos ao vento. O suporte principal 100% na Vertical, pode usar um nível de construção para verificar isto.
Uma vez Colocada à an
tena temos que usar uma ferramenta (valiosíssima) que se chama dishpointer, em inglês Dish (Antena) Pointer (Apontador, Mira )

www.dishpointer.com

Clique na imagem para ampliar


Uma vez que você coloca o nome da cidade, e o nome do satélite, pode buscar sua casa, arrastando a bola verde, e usando zoom + e zoom- Ai pode usar todas as referencias que da a foto. (um Telhado, uma praça, etc.)
Embaixo da foto estão os demais dados.. Elevação por exemplo. Tantos graus. Algumas antenas traem impressa uma escala com graus, MAIS isso só serve se o tubo (cano) principal esta RETA 100% na Vertical. Se não e de mentira.
MUITO IMPORTANTE !! Giro do LNB. O dishpointer te da um valor ideal para o giro do LNB em graus. Olhando a Antena de frente, façam de conta que e um grão relógio, onde o Zero esta exato às seis horas. Então se esta escrita +30º de LNB seria como às 5 horas , e se esta escrita -30º seria como às 7 horas, Ok ??
AGORA LIGA O DECODER E A TV
Menu > Instalação > Busca Manual
Colocamos no 1º ou 2º TP (transponder) e veremos duas Linhas Vermelhas embaixo , na tela: S= 45 y Q =5 . Isso significa que não temos apontado ainda o satélite. Ai com movimentos muito pequenos, busca o satélite , e quando o por fim achou o satélite à linha Vermelha vira AMARELA e : S=90 e Q = 60 (vira azul) OK!!
Agora, que já achamos o satélite, buscamos em todos os TPs se tem sinal ou não.
Se não tiver sinal em alguns TPs, e porque o giro do LNB esta errado , ou porque falta 1 mm. para Acima – abaixo – esquerda - direita. Aqui e importante não movimentar BRUTO. ou perdera os TPs que já estavam azuis. Para revisar os demais TPs basta com navegar com as teclas Acima - Abaixo do controle.
Sei não sabe qual são os Tps que deve confirmar , recomendo olhar na Web : www.brasilsatdigital.com.br , ali seleciona o satélite de seu agrado y depois clik na versão Imprimível. Ali pode verificar qual canal corresponde a cada TP.
CUIDADO QUE VOÇE VAI ACHAR MONTE DE CANAIS !! na lista, mais estão coloreados por categoria, Abertos, codificados, analógicos, digitais, privados, etc. Lembra que nem todos vão poder ver . Pra fazer os movimentos na antena, você deve afrouxar ela apenas, que fique meio dura, e quando já pego todos os TPs, apertamos como se fosse uma antena, não Pneu de Carro !!

Créditos: Hobby

0 comentários :

Postar um comentário